08 jul 2015

Sonhos estranhos na gravidez

Sonhos estranhos na gravidez

Imagem do Google

Chega o final da gestação e começamos a ter sonhos esquisitos, pesadelos que nos fazem acordar trêmulas, buscando no escuro o que é real ou não. Eu tenho sonhos estranhos na gravidez! Semanas atrás sonhei que caminhava numa rua até chegar numa viela de paralelepípedo e, no final dela, uma luz forte iluminava dois caixões brancos, um de adulto e outro de criança. Quando os vi, não tive dúvidas, eram meu e de um dos meus filhos. Acordei no mesmo instante impressionada e esse pesadelo foi o motivo de um dia ruim, arrastado, choroso, terrível…

Tentei buscar algum significado para o tal sonho, compartilhei com as amigas que me deram explicações freudianas que acalmaram meu coração. Disseram-me: são seus medos se impondo. De fato tenho sentido vários medos. O de não dar conta de dois filhos, da rotina, das mudanças que a vida terá, o de não amar tanto o segundo filho como amo o primeiro, de ficar sozinha com ele, de não ter a minha mãe por perto, do parto, enfim…. nessa gestação é medo e ansiedade que não acabam mais. Além da progesterona (a culpada de tudo que acontece com as grávidas!), a apreensão com a gravidez e a perspectiva de um segundo filho, torna tudo mais intenso.

Outro significado interessante. Disseram-me que a cena do caixão grande e pequeno podia ser interpretado como a morte da mãe de um filho. Lógico, como não tinha pensado nisso antes?! Temos que morrer como mãe de um e renascer como mãe de dois.

Sentir medo é comum e descobrimos serem normais quando o segundo filho está prestes a chegar. Medo de quem está pisando em terreno incerto. Nossos sonhos acabam sendo uma forma do nosso subconsciente lidar com nossos medos, como o medo que temos de rejeitar o filho que está próximo. É claro que daremos conta, de um jeito ou de outro. É óbvio que amaremos o segundo tanto quanto o outro. Não tem porque dar algo errado no parto se a gestação foi tranquila e está tudo bem de saúde com mãe e bebê.

Tem coisas que só Freud explica. Infelizmente não temos como evitar os sonhos, muito menos sonhos estranhos na gravidez, não dá pra ficar acordada a noite toda para evitar um sonho ruim, né?! O jeito é tentar conviver da melhor forma possível com as nossas expectativas, não ficar pensando em coisas negativas, estruturar os pensamento (o que é real e o que não é?!). Desacelerar algum tempo antes de ir dormir, pode ser uma boa. Tomar um chazinho antes de dormir pode ajudar a relaxar, era o que eu fazia muito na gestação do Benjamin e talvez por isso não tivesse tantas paranoias. 😉

E você tem ou teve sonhos estranhos na gravidez?

compartilhe!

2

comente!

2 respostas para “Sonhos estranhos na gravidez”

  1. Carina disse:

    Ei Gabi…..saudades minha linda. É esse barrigão??? Tá enormemente, rsrsrs. Passei aqui rapidinho, mas depois mando um e-mail com mais calma, só pra desejar uma boa hora. Que Nossa Senhora esteja ao teu lado, lhe dando força, conforto e segurando suas mãos. Deus lhe abençoe e volte logo ao blog pra apresentar essa pessoinha que logo logo encherá a vida de vcs de alegria. Beijos!

  2. Lele disse:

    Vai ser tudo lindo e baby bossa vai te trazer muito sonhos realizados.
    beijo enorme
    Lele

Comente!