16 abr 2019

Stop Food Waste Day: Dicas para reduzir o desperdício de alimentos

por
Gabi Miranda

Alimentação, Comportamento

Você sabia que todos os anos, 1,3 bilhão de toneladas de comida são desperdiçadas no mundo? Isso significa que cerca de 1/3 de toda a comida produzida para o consumo humano vai para o lixo!!! Eu já imaginava que era grande o desperdício de alimentos, mas não imaginava que era tanto. Quando recebi essa informação, levei um susto!!!

Aqui em casa, vivo chamando a atenção para o desperdício de alimentos. Veja que no Brasil, as famílias desperdiçam em média 353 gramas de comida por dia, ou 128,8 quilos por ano! Além das calorias e nutrientes, estamos descartando recursos econômicos, sociais e naturais valiosos.

Para ajudar a mudar esse cenário, a GRSA|Compass traz para o Brasil pelo segundo ano a campanha internacional contra o desperdício de alimentos Stop Food Waste Day. O objetivo é conscientizar e engajar as pessoas para o consumo consciente e a redução do desperdício.

Stop Food Waste Day

A campanha acontece durante o mês de abril e tem seu Dia D no dia 24/4 com um evento aberto ao público na Unibes Cultural, em São Paulo. Nesse período, os envolvidos no projeto vão compartilhar bastante conteúdo com dicas e soluções para um consumo mais sustentável e engajar as pessoas nas redes sociais com o #DesafioPratoLimpo. Para ajudar, eles compartilharam comigo algumas dicas para reduzir o desperdício de alimentos.

Stop Food Waste Day: Dicas para reduzir o desperdício de alimentos

Confira algumas dicas da nutricionista de pequenas atitudes que podem fazer a diferença para evitar o desperdício de alimentos e gerar mais economia no seu dia a dia.

Stop Food Waste Day

Planeje as refeições

Antes de fazer compras, olhe a sua despensa, geladeira e planeje o que você irá cozinhar. Crie cardápios inteligentes que permitam aproveitar ingredientes nas diversas refeições. Assim você economiza tempo e dinheiro, além de evitar o desperdício.

Faça uma lista de compras

Uma família brasileira joga cerca de um terço dos alimentos que compra. A partir do planejamento das refeições, faça uma lista e compre apenas o que você sabe que será consumido.

Não coloque comida demais no prato

Isso vale para as refeições dentro e fora de casa. Sirva-se em quantidades menores e repita depois se ainda tiver fome. Assim você evita deixar aquele restinho de comida sempre no prato. Evite também o exagero ao servir as crianças. Comece com pequenas porções para evitar que sobre muita comida no prato dos pequenos.

Fique atento às datas de validade

Existem aplicativos que ajudam a acompanhar as datas de validade dos produtos que temos em casa. Fique de olho e crie receitas para aproveitar os alimentos próximos do vencimento.

Aproveite os alimentos por inteiro

Muitas sementes, folhas e talos que geralmente jogamos fora são ricos em nutrientes e ficam muito saborosos em diversas receitas. Procure usar os alimentos por inteiro sempre que possível. Para isso prefira sempre os orgânicos e lave muito bem.

Tenha uma horta em casa

Ter uma pequena horta ajuda a ter alimentos e temperos sempre frescos e usar apenas a quantidade necessária. Quantas vezes você comprou um maço de manjericão e usou apenas algumas folhas? Com a plantinha em casa você colhe apenas o que vai usar. Muitas sobras de vegetais e frutas podem ser plantadas, como o alho-poró, cebolinha, alface, alho e abacaxi. O lixo orgânico também pode ser usado para fazer compostagem e adubar sua horta.

Use e abuse das PANCs

As plantas alimentícias não convencionais (PANCs) são aquelas que, apesar de serem comestíveis, não são muito usadas como alimento. “É o caso da azedinha, rica em vitaminas A, B C e sais minerais e ora-pro-nóbis, rico em fibras, ferro, proteína, vitaminas e aminoácidos essenciais ” afirma a nutricionista da GRSA, Mara Baggio.

Planeje eventos com antecedência

Organize eventos como o churrasco em família ou uma festa de aniversário pensando na quantidade adequada ao número de convidados. Leve em consideração a idade dos convidados e a duração da festa para evitar exageros e gerar muito desperdício.

Dê uma chance às frutas e legumes feios

Muitas frutas e legumes, apesar de frescos e saborosos, acabam na lata do lixo por não serem bonitos. Valorize também esses produtos, que muitas vezes inclusive são vendidos com desconto.

Leia também: aprendendo sobre reciclagem

Sobre a Stop Food Waste Day Brasil

A campanha está em seu terceiro ano em âmbito global e o segundo no Brasil. Em 2018, mais de 30 países, como Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, França, Alemanha, Espanha, Turquia, Japão e Austrália, promoveram ações com o objetivo de educar e potencializar a mudança em relação ao desperdício que impacta o mundo. Por meio do SFWD, o Compass Group quer chamar a atenção para o problema, criar e compartilhar soluções criativas e impactantes.

Site mundial: www.stopfoodwasteday.com

Site Brasil: www.stopfoodwasteday.com.br

Mídias sociais: @stopfoodwastedaybrasil

compartilhe!

0

comente!

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.