11 fev 2019

Transforme o fracasso em combustível para o sucesso

por
Gabi Miranda

Produtividade

Você concorda? Acho que tem lá uma pitada de verdade. O que não pode é cair no fracasso e nos deixar levar por ele. Tem que transformar o fracasso em combustível para ir adiante e alcançar seus objetivos. Eu tenho medo de falhar. Sempre tive! Fico mal quando falho, quando erro em algo, seja na vida profissional ou pessoal. De verdade, fico dias tentando digerir aquilo. Às vezes o menor erro. Mas depois que consigo digerir, tento ver o lado positivo. E a verdade é que eu sempre aprendo com as minhas falhas.

Confira o que dizem os estudos sobre o tema nesse post, uma tradução livre do site Psychology Today.

Pesquisa recente mostra que o fracasso é necessário para mudar as coisas

fracasso

Um novo estudo publicado na revista Psychology of Sport and Exercise olhou para o que acontece conosco depois que falhamos. Os pesquisadores descobriram que experimentar contratempos prejudica nossa auto-estima, mas não afeta o desempenho real. Ou seja, a falha não gera mais falhas. Pelo contrário, pode ser que nos impulsione para o sucesso. Mas é claro, depende, no entanto, de como lidamos emocionalmente com as coisas que nos acontecem.

Contratempos pessoais acontece todos os dias com todo mundo. Mas como você lida com isso? Você consegue enxergar positivamente os acontecimentos negativos que lhe acontecem? Consegue tirar aprendizados?

Transformando falha em combustível

Ninguém gosta de falhar. E sentimento ruim que você tem depois de falhar é inevitável. Mas é essa experiência de emoção negativa que impulsiona o melhor desempenho na próxima vez. Tem relação com uma visão antiga da psicologia chamada teoria do controle cibernético.

Essa teoria argumenta que nosso comportamento é regulado por ciclos de feedback, como um termostato: com o aumento do calor do fracasso, o regulador interno do seu cérebro entra em ação para resfriar suas emoções, a fim de ajudá-lo a ser melhor naquilo que estiver fazendo.

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Experimentar emoções negativas depois de falhar é uma parte importante do processo. Mas o kicker é que nem toda angústia e ansiedade vão trabalhar a seu favor. É essencial que você evite a negatividade debilitante e se concentre nas emoções que ajudam a transformar o fracasso em combustível.

Vamos dar uma olhada na pesquisa.

O experimento e suas descobertas

Os resultados do estudo revelaram que o fracasso teve um impacto negativo no estado emocional e na autoestima das pessoas. No entanto, eles também descobriram que o desempenho dos participantes em tarefas físicas e cognitivas subsequentes não foi prejudicado pela falha. De fato, os participantes que enfrentaram o fracasso responderam mais rapidamente a uma das tarefas cognitivas sem comprometer sua pontuação. Em outras palavras, eles eram rápidos e precisos.

No geral, as descobertas dão suporte à visão mais otimista de que o fracasso é uma condição necessária para o sucesso futuro.

Pesquisas futuras farão perguntas como: Que medidas psicológicas precisam ser tomadas após um fracasso para fazer melhor da próxima vez? Quem são as pessoas que não podem sair de um ciclo de fracasso? Por que eles não podem? Como eles diferem dos outros em termos de resiliência , determinação e perseverança?

Leia também: é possível aprender a ser resiliente?

Você falhou? Tente estes quatro passos para chegar ao sucesso

Certas medidas podem ser tomadas para que você se encontre no lado vencedor da equação de falha. Confira:

Passo 1: Reconheça e admita o fracasso

Com mecanismos de defesa, às vezes você pode se enganar e pensar que a falha não ocorreu de fato. Mas o cérebro inconsciente é mais esperto que sua cognição consciente. Sabe quando você estragou tudo. Então não adianta esconder isso. Certifique-se de assumir responsabilidade pessoal em vez de culpar a situação.

Passo 2: Desligue o pensamento

Neste ponto, você não quer racionalizar a falha. Isso impedirá que você aprenda com isso. Portanto, evite o pensamento estilo shoulda-coulda-woulda e comece a abraçar as emoções … o que leva ao próximo passo.

Passo 3: Ligue os sentimentos

Envolva-se com a experiência emocional de maneira adaptativa. Ou seja, com autocompaixão . Veja suas emoções assumindo uma postura sem julgamento. Classifique-os. Dê-lhes nomes. Mas não os veja como inerentemente maus ou bons.

Etapa 4: esteja pronto para a ação

O propósito das emoções – todas as nossas emoções – é prepará-lo para a ação. O problema é que algumas emoções negativas realmente promovem a inação. Para superar o fracasso, é preciso tomar medidas. As coisas precisam ser feitas. Se você achar que seu afeto negativo é caracterizado por baixa energia (cansado, cansado, deprimido), transforme-o em fontes de afeto negativo de alta energia (irritado, desafiador, indignado).

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