24 abr 2018

Visualização criativa pode mudar a sua vida

por
Gabi Miranda

Destaque, Livros

Como a visualização criativa pode mudar a sua vida?

Mariana Ferrão citou esse livro num dos eventos que participei, contando como passou a colocar seus desejos numa bolha de luz rosa e soltar para o universo. Visualização criativa nada mais é do que fazer um mergulho interior e imaginar o que desejamos muito como se já fosse realidade. Descobri que já faço muito isso, porém de forma inconsciente. E depois de ler esse livro, percebi que muitas coisas que conquistei na vida passaram por esse processo antes. Mas sempre teve o medo andando ao lado, nunca achei que tivesse o poder de fazer do meu sonho realidade. Esse livro diz exatamente isso, que temos esse poder e ensina a fazer a visualização criativa de forma consciente.

A força da vida e o poder do universo

A vida tem uma força que nos puxa, que nos leva a vencer desafios, a superar dificuldades e mesmo grandes sofrimentos. Não acreditamos nisso até que a gente passe por situações difíceis e de grandes dores. E se você parar para refletir, vai lembrar de algum momento de desespero, em que a vida não parecia fazer sentido algum e pouco a pouco, você foi superando o acontecimento. Eu nem preciso pensar muito para afirmar qual foi esse momento da minha vida. Foi quando perdi minha mãe. Hoje olho para trás e me pergunto como consegui sobreviver à morte dela. Não só sobrevivi, como aprendi muitas coisas e evoluí como ser humano.

A vida é assim. Um dia a gente faz parte de um cenário lindo, estamos felizes e satisfeitos. Mas não dá para ficar parado sempre no mesmo cenário. Precisamos seguir em frente, caminhar, desbravar o mundo, subir e descer montanhas. continuar a jornada. E um dia sentimos um grande desânimo, nossa situação de vida fica difícil e começamos a enfrentar novos desafios. Mas aos poucos encontramos outro caminho, surge uma luz no fim do túnel e seguimos em frente. Os momentos difíceis existem e contribuem para nosso amadurecimento, nos dá resistência para enfrentar situações complicadas, nos dá força e nos faz perceber que podemos superar os obstáculos. Na maioria das vezes, é por ter já enfrentado dificuldades que damos mais valor ao prazer do presente.

O que é visualização criativa

É experimentar internamente aquilo que você quer ver materializado. Você o cria primeiramente no seu interior, de modo a senti-lo. Ao focalizar regularmente essa imagem, ideia ou sentimento, você lhe dá energia positiva e, assim, contribui para sua materialização. Você pode se imaginar numa casa nova, em uma relação amorosa satisfatória, resolvendo um problema de saúde ou uma dificuldade financeira. Qualquer coisa, desde as mais simples, até se ver como uma pessoa radiante, plena de luz e amor. Basta se concentrar e vai obter resultados. E para usar o recurso da visualização criativa, não é preciso acreditar em alguma ideia metafísica ou espiritual. Basta acreditar no que você quer, ter fé em você e ter uma mente aberta para tentar algo novo e de maneira positiva.

Depois que li o livro parei para pensar o tanto de coisa que realizei fazendo a visualização criativa inconscientemente. Organizei toda minha vida financeira numa época muito difícil da juventude, consegui o emprego na Editora Globo que na época desejei muito, realizei o sonho de comprar a casa própria, ir à Paris, enfim… Tive muitos desejos realizados. E os mais recentes: a nossa viagem para Itália, minha demissão na própria Editora, o empreendedorismo.

No entanto, quando usamos a visualização criativa consciente e assumidamente, ela se torna muito mais eficaz. Precisa ser algo espontâneo e natual.

O que o livro “A visualização criativa” ensina

  •  o que acontece dentro de nós determina as pessoas e as coisas que atraímos
  • o poder de criar a realidade está dentro de cada um de nós
  • afirmações negativas, criam um campo de energia em torno de si que parece atrair impossibilidades, problemas e fracassos
  • pessoas que parecem luminosas, se alegram com o que há de positivo em suas vidas, acreditam que o negativo pode ser superado, têm confiança na sua capacidade de transpor dificuldades
  • preste atenção nas afirmações que faz: elas tem influência direta em sua vida e são muito importantes para conseguir aquilo que você visualiza
  • acredite que aquilo que você deseja é real e possível
  • é importante traçar o seu desejo como se ele já estivesse concretizado
  • todos nós temos uma tendência de esperar o pior. quando há um impasse, um problema ou quando estamos a espera de um acontecimento favorável, instintivamente pensamos as piores alternativas. Tente não consumir energia que pode ser empregada de forma produtiva
  • sempre que tiver um impulso criativo, um desejo arrebatador, obedeça e vá em frente
  • se desde cedo fôssemos estimulados a confiar em nós mesmos e a respeitar nossa intuição, seríamos familiarizados com ela (uma boa ensinarmos nossos filhos desde cedo)
  • confie em seus sentimentos
  • Se o que pedimos não for bom para a nossa vida ou se não estivermos preparados para receber naquele momento, simplesmente não acontece (e isso me faz entender um monte de outras coisas).

Algumas afirmações diárias que o livro indica

Para fazer a visualização diária, precisamos verbalizar as afirmações da maneira mais positiva que conseguirmos. Quanto mais curta e simples é a afirmação, mais eficaz ela se mostra. É importante lembrar que toda afirmação deve ser positiva, libertadora e estimulante. Mas o que funciona para uma pessoa pode não servir para outra. Por isso, é indicado fazer as suas próprias afirmações. O livro sugere algumas afirmações como base e cada um pode substituir as frases de forma que se adeque melhor a você:

  • eu me aceito completamente, aqui e agora
  • eu me amo completamente como sou e, a todo momento, estou melhorando
  • nenhum sentimento meu é negativo. cada um deles é parte importante do que sou
  • eu me divirto e tenho prazer, pois sei que isso me faz bem
  • eu me sinto entregue à serenidade e à paz interior
  • estou feliz de ter nascido e adoro viver
  • eu mereço amor
  • agora, sou um canal de energia criativa
  • a cada dia estão me chegando inspiração e ideias criativas
  • sou eu que crio minha vida

Eu tenho uma afirmação diária que ganhei de presente da Marina, do instagram @paracuidardemim e fica grudada no meu espelho que é assim:

Eu sou feliz. Eu mereço ser feliz. A felicidade está na minha vida.

Dentro de nós há três elementos determinantes do sucesso da visualização criativa: DESEJO, CONVICÇÃO e ACEITAÇÃO.

Você pode usar as afirmações usando-as em silêncio, enquanto medita, ou relaxa; falando em silêncio ou voz alta; ou escrevendo. Escrever afirmações é um recurso eficaz e dinâmico, pois a palavra escrita tem grande poder sobre a mente. Ao escrever também lemos, o que significa que recebemos energia em dobro.

Soltando o objetivo no Universo

Do livro: imagine-se pegando uma experiência que acabou de ter, de algo que você realmente quer ou que já está acontecendo, e colocando isso numa linda bolha rosa. Imagine-se soltando essa bolha rosa, muito levemente, no ar. Deixe-a partir. Você não a está jogando fora e sim soltando-a no Universo, para que ele acolha o seu objetivo. Ao mesmo tempo, está se desapegando do objetivo específico que você determinou e deixando a cargo do Universo o que for para o seu maior bem. Uma vez solto, seu objetivo se concretizará no tempo apropriado. Você não está tentando controlá-lo e sim deixando que ele se realize no momento mais acertado.

Nem sempre o que queremos é bom para nós. Portanto, quando pedimos algo que não nos convém, geralmente esse algo não acontece. Mas isso não é motivo para desânimo. Na pior das hipóteses, o fato de não conseguirmos uma determinada coisa nos ajuda a ter mais clareza sobre o que realmente queremos. E qualquer experiência é válida pelas emoções e aprendizados que tirarmos dela. Geralmente, para realizarmos nossos desejos, precisamos estar preparados em todos os níveis: espiritual, mental, emocional e físico. A concretização daquilo que queremos depende do funcionamento harmonioso dessas áreas. É por isso que as coisas que nos ocorrem são justamente aquelas com as quais estamos preparados para lidar naquele momento.

Ler esse livro agora reforçou, por exemplo, todos os meus sentimentos positivos de quando fui demitida. Portas se fecharam e deram chance para outras se abrirem. Abriram até janelas. Amei esse livro e a partir de agora meus pedidos serão colocados todos em bolhas de luz rosa. Já estou ensinando o mesmo para as crianças. E você, gostou do conceito?

compartilhe!

0

comente!

Comente!