05 nov 2018

Votos de casamento – 10 anos Bodas de Estanho

por
Gabi Miranda

Casamento, Destaque

Completamos 10 anos de casados e realizei um sonho: renovação de votos de casamento. Comemoramos uma década juntos! Bodas de estanho ou zinco!

Celebrar cada momento. Celebrar o que se conquistou. E o que não se conquistou. Celebrar o que se tem. E o que se quer. Celebrar que somos. Celebrar a vida. Celebrar. É uma bela forma de agradecer.

Neste post, explico o que é a bodas de estanho e compartilho a renovação de votos de casamento que fizemos um para o outro, após 10 anos juntos.

votos de casamento

Por que bodas de estanho ou zinco?

da internet

As bodas de casamento simbolizam materiais que representam os anos de relacionamento. Quanto maior for o número de anos de casamento, mais valiosos e resistentes são os materiais a eles atribuídos.

As bodas de estanho são uma das mais comemoradas pelos casais, perdendo apenas para as bodas de prata (25 anos de casados) e as bodas de ouro (50 anos).

O estanho é um metal que pode ser facilmente maleável, característica que é associada ao estado em que se encontra o casal no seu décimo ano juntos: maleáveis e receptíveis aos desentendimentos cotidianos ou as particularidades “menos fáceis” da personalidade de cada um.

O zinco, por sua vez, também é conhecido por servir de proteção contra a ferrugem de alguns materiais, como o ferro e o aço, por exemplo.

Em comparação com o matrimônio, esta é uma característica dos casais que, neste período da vida a dois, já desenvolveram uma barreira contra os pontos negativos e que interferem a construção de uma boa relação no casamento.

Votos de casamento

E claro que não podia faltar os votos de casamento um para o outro. Pra mim a parte mais emocionante de um casamento e que não teve no dia do nosso matrimônio, pois foi muito convencional. Na época me arrependi um pouco. Mas parando para pensar, faz até mais sentido os votos na renovação. Pois como bem disse minha amiga Dani, “se  se renova o compromisso, os votos de continuar andando juntos, agora muito mais experimentadosIsso nos toca, todos que optamos por esse mesmo caminho, reconhecer que agora sabemos e assim, dizemos um renovado SIM“.

Leia também: sobre amor e celebração

Achei difícil fazer os votos, pois queria algo o mais próximo possível da nossa realidade. Não queria só dizer coisas bonitas e muito menos superficiais. Marido ficou dias falando que não conseguia escrever e me surpreendeu. Abaixo, você confere a nossa renovação de votos de casamento um para o outro.

Votos de casamento dela para ele

votos de casamento

Dez anos! 13 se contarmos nosso período de namoro. Confesso que algumas vezes duvidei que chegaríamos aqui. Afinal somos tão, mas tão diferentes… somos os diferentes que se completam. E nesse período contornamos juntos as incompreensões cotidianas, os ódios instantâneos, as grosserias recíprocas, as diferenças familiares, os relâmpagos de glória da cumplicidade conjugal.

No último ano, quanta mudança em nossas vidas! Do nosso ponto de vista, mudanças que transformamos em coisas boas, e, por incrível que pareça, período em que nos apoiamos e nos amamos ainda mais. Sou muito grata por tudo o que passamos, inclusive pelas vitórias inverossímeis contra as adversidades.

Grata por ter você ao meu lado nessa jornada que chamamos de vida. Somos mais que um casal! Somos parceiros, companheiros e amigos. Tenho muito orgulho da relação e família que construímos. Sei que a vida ainda vai nos confrontar com outros desafios mortais, mas não tem importância, pois estaremos juntos e do outro lado da margem. Amo-te hoje, pra sempre e por todas as vidas.

Votos de casamento dele para ela

votos de casamento

A maioria das pessoas que nos conhecem, sempre diz que nós combinamos em tudo, que somos um casal muito parecido e tudo mais… Mas na verdade, a frase que melhor nos representa é: os opostos se atraem.

Alguns exemplos: · Nossos temperamentos são diferentes, bem diferentes; · Nossa forma de lidar com as crianças é diferente; · As comidas que você come, são bem diferentes das que eu como; · Você gosta de números pares, eu de ímpares; · Não combinamos no time de futebol; · Até na hora de escolher os destinos das viagens, somos diferentes; · Eu lembro de coisas da minha infância, você ainda não decorou o CEP de casa. · E por aí vai… se for citar tudo, vai demorar muito.

Enfim, somos tão diferentes, porém, ao mesmo tempo, tão cúmplices em tudo nesta vida. Assim como um imã, sabe? Quando o lado oposto, atrai cada vez mais.

Essa nossa aparente “desconexão”, é mais tipo um quebra-cabeça. Que tem as peças diferentes, mas se encaixam perfeitamente para formarem algo maior. E assim somos nós.

Eu já disse algumas vezes, mas é o que eu realmente acho… nós nos completamos, nos complementamos. Você me completa.

E espero que esse magnetismo que nos une, que nos forma e nos fortalece, continue forte como sempre foi, por mais incontáveis anos. Porque já construímos tantas coisas juntos, mas sei que ainda temos muita coisa para criar ainda juntos nessa vida.

Você continua sendo ímpar.

compartilhe!

0

comente!

Comente!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.